Mude Seu Idioma / Change Your Language / Cambia Su Lengua

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Qual a Maneira Correta de se Estudar Dança do Ventre? (parte II)







É Apenas Dançar, Dançar e Dançar?

Nenhum de nós nega o bom e velho jargão que diz "a prática leva à perfeição". Mas será que só treinar é suficiente?

Suficiente não é, porém é de extrema importância e que se treine CERTO, com movimentos CORRETAMENTE REALIZADOS e muita atenção à POSTURA, ENCAIXE DE QUADRIL e COLUNA RETA. Uma boa professora tem que atender a esses requisitos em todas as alunas que tenha, a fim de evitar possíveis lesionamentos. Outro detalhe extremamente importante é ALONGAMENTO antes e depois da aula, bem como o AQUECIMENTO antes da aula.

Embora eu já tenha tido oportunidade de ver professoras que dão pouco ou nenhum valor a estes detalhes, isso não é regra. A grande maioria delas dão GRAÇAS AOS DEUSES! rsrsrs... A partir daí vem a dança, geralmente coreografias de apresentações. A partir deste momento, o brilho nos olhos das meninas é evidente. Dança, dança, dança... Acabou a aula. Hora do alongamento e relaxamento.

Pessoal, retrato de uma aula normal. Mas acontece que estamos falando da CULTURA MILENAR DE UM POVO, onde o sincretismo ARTE - SOCIEDADE - RELIGIÃO é muito forte e marcante! Dançar é maravilhoso e a dança é linda, mas como nos mudras da dança indiana, onde está o significado??? Será que a maioria das meninas (aquelas que os olhinhos brilharam quando começou o ensaio da coreografia), sabe o que muita coisa dentro dos movimentos da Dança do Ventre significam? Será que elas sabem por exemplo, o porquê que uma bailarina que entra dançando com o véu, não demora muito ela o descarta ainda no início da sua apresentação?

Pois é...

A desinformação é tamanha amigos, que meus pobres ouvidinhos já tiveram o desprazer de ouvir coisas como "ISSO AÍ NÃO É DANÇA ORIENTAL. É INVENTAÇÃO DE MODA!" (comentário ao Khaleege), ou então "ESSES VESTIDINHOS TÃO PARECENDO ROUPA DE BÓIA-FRIA SEM TERRA" (para a roupa típica da dança do jarro), ou ainda - pasmem - "ISSO AÍ É DANÇA DE PROSTITUTA ÁRABE?" (referindo-se ao Melea Laff). Eu mereço, né?

Vou contar pra vocês uma que aconteceu quando ainda tinha danças na Vila Olímpica de Santa Cruz: Tinham 2 meninas novas na turma. Era a 1ª aula delas. Ao final da aula, era costume nosso bater palmas e gritar a zahlouta (o famoso gritinho lililililiiiii). Enquanto estávamos lá, as meninas foram saindo de fininho sem cumprimentar ninguém. Quando meu marido viu elas saindo (ele assistia todas as aulas. Ele ADORA!), perguntou a elas "pôxa, vocês não vão confraternizar com as meninas?", aí uma delas respondeu "Eu não! Eu vou lá ficar fazendo essas PALHAÇADAS!". Meu, ele ficou revoltado com a falta de respeito à cultura de um povo...

Assim caminha a humanidade...

Eu coloquei uma ocasião à minha professora que sentia muita falta de um estudo mais profundo de todas as nuances da cultura dos países árabes e suas culturas e tradições. Ela me disse que já havia tentado várias vezes passar às alunas um pouco de cultura árabe e folclore, mas o que ela viu foi caras entediadas e olhares do tipo "quando é que a gente vai começar a dançar? Vamos ficar no blablabla o tempo todo?". Daí é que vem a filosofia do dançar, dançar e dançar...

2 comentários:

nanda salima disse...

Para...tudo e volta..."ESSES VESTIDINHOS TÃO PARECENDO ROUPA DE BÓIA-FRIA SEM TERRA" (para a roupa típica da dança do jarro)?????????
odio disso tudo!!!
Meu,vou dizer por mim,já ouvi cada absurdo,tipo é soh virgem que pode começar a dançar?Tem que fazer iniciação com sangue??????ou mesmo DV dá barriga?Isso td é só uma coisa:FALTA DE INFORMAÇÃO...
As pessoas geralmente temem o desconhecido,isso é lei,então elas criam lendas ao redor das coisas,que as vzes são dificeis de destruir.
Mas cabe aos professores,passar aos seu alunos,estudos teoricos sim!,pesquisas...A DV não é só dançar,tem um mundo que envolve ela.Muita coisa alem,que anda junto com a dança.Meu não dá pra dançar um folclore sem saber o que vc tá fazendo.Tem que estudar sim,seja na net,em livros,videos o que seja...tem uma infinidade de formas de ensino pra quem quer aprender.

HAIYAT RAZIYA disse...

Pessoa... vc num tem noção...
Escutei isso de uma pessoa q tava envolvida com nosso meio..

É A TREVA!!!