Mude Seu Idioma / Change Your Language / Cambia Su Lengua

sábado, 18 de dezembro de 2010

ÁRABES NO RIO DE JANEIRO - Uma Identidade Plural

Olá Pessoal!

Embora tenhamos informado o artigo ISLÃ - ARTE E CIVILIZAÇÃO como o artigo de fechamento de nossos trabalhos no ano de 2010, tem tanta coisa boa acontecendo no circuito das artes orientais que fica muito difícil tirarmos "férias" mais cedo, rsrsrs.

Tivemos recentemente, no dia 16 último o lançamento do livro ÁRABES NO RIO DE JANEIRO - UMA IDENTIDADE PLURAL, de Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto. A obra, publicada pela Cidade Viva Editora, foi patrocinada pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pelo Instituto Light.

Em impressão de alta qualidade e encadernação em capa dura, nos moldes das melhores enciclopédias, o livro aborda toda a trajetória da imigração àrabe para o Rio de Janeiro, desde o advento do Império Otomano no séc. XIX até nossos tempos. Este volume é o terceiro de um ensaio sobre a imigração à terras cariocas, juntamente com os volumes "DE PAI PARA FILHO - Imigrantes Portugueses no Rio de Janeiro" e "JUDEUS CARIOCAS". A proposta do autor é fazer um Raio X da composição da população carioca, com a diversidade tão comum no povo brasileiro, bem como o sincretismo de culturas tão diversas quanto harmônicas.

Influências das representações sobre a imigração árabe produzidas pela comunidade sirio-libanesa sobre os trabalhos acadêmicos não se limitaram ao binômio analítico ascensão/integração social. Muito dos 'mitos da imigração', que tematizavam a pobreza, opressão e intolerância religiosa do Imperio Otomano, entraram para o quadro interpretativo de pesquisadores da imigração árabe no Brasil. O caráter mítico desses temas não deriva da sua 'verdade' ou 'falsidade', mas sim do fato deles terem a função de produzir um sentimento de coesão e origem comum ao grupo social e culturalmente heterogêneo como era aquele dos imigrantes árabes.

Ao longo de 2011 vamos traçar um estudo com as partes mais relevantes dessa publicação maravilhosamente preciosa, que ao nosso ver, deve obrigatoriamente fazer parte do acervo de todo bom artista que sente a necessidade do aprimoramento teórico intelectual desta arte que abraçamos.

BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário: