Mude Seu Idioma / Change Your Language / Cambia Su Lengua

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MAHMOUD REDA e REDA TROUPE NO CINEMA.

Olá Pessoal! Feliz 2011 a todos!


Cá estamos nós em mais um ano, se Allah quiser, com muito trabalho, arte e cultura. O tema de nossos estudos de hoje é o grande Mestre MAHMOUD REDA e sua atuação no cinema junto com a REDA TROUPE.

Comecemos então com um breve retrospecto da vida e carreira do Mestre Reda.

Mahmoud Reda é egipcio, nascido no Cairo a 18 de Março de 1930. Casado com Nadida Fahmy, falecida em 1960.

Mahmoud Reda é pioneiro dos musicais no Egito. Solista, coreógrafo e diretor de centenas de produções, Mahmoud Reda fez turnê em mais de 60 países, nos palcos mais prestigiados do mundo. Ele também tem sido principal ator, dançarino e coreógrafo popular em filmes egípcios. Mahmoud Reda é universalmente aclamado por sua dança com a força e apelo de um Gene Kelly ou Fred Astaire.

Como solista, coreógrafo e diretor, Mahmoud Reda fez quatro turnês mundiais em 58 países com sua trupe. Ele atuou nos palcos mais prestigiados do mundo, como Carnegie Hall (Nova Iorque, EUA), Royal Albert Hall (Londres, Reino Unido), do Congress Hall (Berlim, Alemanha), Stanislavski e Gorki Theaters (Moscovo, URSS), Olympia (Paris, França) e nas ONU (Nova Iorque e Genebra). O Reda Troupe se apresentou para muitos líderes mundiais e os chefes de estados.

Mahmoud Reda desenha a partir de técnicas de jazz, ballet, dança hindu e dança folclórica da URSS. Sua obra tem moldado e influenciado o que é hoje conhecida como Dança Oriental (Raks Sharki). Muitos ex-integrantes da trupe incluindo os mestre professores Raqia Hassan, Momo Kadous, Mo Geddawi e Yousry Sharif.



Uma curiosidade a respeito de Mahmoud Reda é sua participação nos Jogos Olímpicos de Helsinque na Finlândia, representando o Egito. Ele foi o primeiro ginasta do Egito para incorporar alguns passos de dança na sua ginástica livre em exercício de rotina.


Reda atuou em 3 filmes como ator e em 2 como coreógrafo. Como ator, o Mestre Reda nos seguintes filmes:

  • Agazet nos el Sana (1963)
          

FICHA TÉCNICA:
NOME EM INGLÊS: "Mid Year Vacation"

DIREÇÃO:
Aly Reda

ELENCO:
Mahmoud Reda
Farida Fahmy
Abdel Moneim Ibrahim
Abdel Alim Khattab
Mohamed El-Ezabi
Mousen Hassaneim
Souraya Fakhry
M. Ramyz
S. Taisir
W. Choosbagy
W. Afifi

TRILHA SONORA:
Ali Ismail

COREOGRAFIA:
Mahmoud Reda

Podemos observar a presença marcante da dança folclórica como influência do trabalho do Mestre Reda, refletido nesta obra, onde o Fallahim foi o ponto alto em minha humilde opinião. Toques de dança moderna e ballet podem ser percebidos pelo observador mais atento. Embora tenham raizes bastantes distintas, essa influência cria coreografias delicadas e de teatralidade unicas.

Este filme em especial é uma aula de dança folclórica... mas acima de tudo, é uma aula de expressão, postura, carisma, enfim, verdadeiramente uma AULA DE DANÇA.




  • Gharan Fi Al-Karnak (1965)


FICHA TÉCNICA:
NOME EM INGLÊS: "Love in Karnak"

DIREÇÃO:
Aly Reda

ELENCO:
Raqia hassan
Mahmoud Reda
Farida Fahmy
Abdel Moneim Ibrahim
Amin El-Heinedy
Hussein Kamal
Ibrahim Emara
Mohamed El-Ezabi
Raqia Hassan
Abdel Moneim Madbouly


Uma Curiosidade: 
Mahmoud Reda admirava as coreografias vistas em filmes musicais de Hollywood, como os de Fred Astaire e Gene Kelly. A influência pode ser vista no conjunto muitas danças coreografadas apresentadas neste filme.




  • Harami El Waraka  (1970)
SINOPSE: O filme conta a estória de uma moça que aposta uma sequência de números de loteria. Ela aposta números que tem um certo significado na sua vida. Num assalto, ela perde a bolsa onde estava o bilhete, que acaba parando nas mãos de um bailarino de uma casa noturna (Reda).
O personagem vai reclamar o prêmio qdo o bilhete é premiado e acaba preso, pois a moça dá queixa do roubo na delegacia e informa sobre o bilhete comprovando ser dela. No fim, tudo se resolve e os 2 acabam se apaixonando.








Naglaa Fathy
FICHA TÉCNICA
TÍTULO EM INGLÊS: Lottery Ticket Thief


DIREÇÃO:
Aly Reda

ELENCO:
Mahmoud Reda
Farida Fahmy
Naglaa Fathy
REDA TROUPE


COREOGRAFIA:
Mahmoud Reda








Este filme possui uma peculiaridade bastante interessante. Embora tenha sido feito em 1970,  foi rodado em preto e branco. A razão é que ele foi produzido pelo Ministério da Cultura egípcio. Eles quase cancelaram o projeto porque não achavam que teriam dinheiro suficiente para fazê-lo. Entretanto, Reda e os outros insistiram e, finalmente, eles concordaram em avançar com o projeto, mas concordaram que precisaria ser feito em preto e branco porque custaria menos dinheiro para fazer.





Esta foi um breve e humilde relato acerca da trajetória de Mahmoud Reda no cinema egipcio. Ele participou de outras 2 produções como coreógrafo, mas essa é uma outra história... Em breve traremos mais estudos sobre o ícone da dança oriental moderna MAHMOUD REDA.


FONTES:
Al-Ahram Weekly on-line
The Internet Movie Database
"In The Search of The Origins of Dance", Andrea Degan, Ph.D

2 comentários:

Rubi disse...

Ficou viuvo muito cedo.

Rubi disse...

Ficou viuvo muito cedo.